Regulamento Trail Run Series Meia Maratona de Itu - 2019

 

DESCRITIVO GERAL
SOBRE A CORRIDA
DATA: Trail Run Series Meia Maratona de Itu, será realizada no domingo, dia 28 de julho de 2019.
LOCAL DA LARGADA: Igreja do Jacuhu, bairro do Jacuhu, Itu - SP.
HORÁRIO PREVISTO DE LARGADA: 7h30 a largada de 21km, 08h00 a largada de 12 km, 08h10 Canicross e 08h20 os 6km.
Poderão participar da corrida os atletas regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial da corrida.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
A largada da corrida será realizada no domingo dia 28.07.2019 com qualquer condição climática, em local a ser devidamente informado no site da corrida com até 7 dias de antecedência ao dia da corrida.

PERCURSO
A Trail Run Series Meia Maratona de Itu será realizada em terra batida e trilhas. O atleta deve estar ciente das imperfeições naturais do terreno, como: cascalhos, raízes, galhos,  desníveis de terreno e se caso chover, poças de barro e terreno escorregadio. 
A corrida será disputada nas distâncias de 6 km (CORRIDA e CAMINHADA), 12 km (CORRIDA) e 21 km (CORRIDA).  A corrida terá a duração máxima de 3h00 (três horas) e o atleta que, em qualquer dos trechos, não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da corrida.

CATEGORIA
A Trail Run Series Meia Maratona de Itu, será disputada exclusivamente na categoria INDIVIDUAL, onde cada atleta correrá 6 km, 12 km ou 21 km.
Serão desclassificados todos os atletas que não observarem a informação acima descrita.


Categorias Masculino para 6, 12 e 21 km:
Sub 25: de 14 à 24 anos
Sub 35: de 25 à 34 anos
Sub 45: de 35 à 44 anos
Sub 55: de 45 à 54 anos
Over 55: acima de 55 anos

Categorias Feminino para 6, 12 e 21 km:
Sub 25: de 14 à 24 anos
Sub 35: de 25 à 34 anos
Sub 45: de 35 à 44 anos
Sub 55: de 45 à 54 anos
Over 55: acima de 55 anos

**Categoria Canicross**
É uma categoria destinadas aos cães e seus cuidadores. Teremos a Categoria Canicross Feminino e Masculino (onde o sexo do cuidador irá determinar a categoria). 
PRINCIPAIS CUIDADOS
- Cães das raças braquicefálicas não devem ser expostos a prática esportista intensa;
- Os cães com dificuldade de socialização devem praticar o Cranicross com focinheira que não atrapalhe a sua respiração;
- Não é permitido correr com coleira ou enforcador, deve ser utilizado o cinto, guia elástica e arnês, na ausência dos mesmos é aconselhavél o uso do peitoral;
- Verificar as patas antes e depois dos treinos. Cuidado com a alta temperatura e adaptação ao piso abrasivo;
- O cão deve correr sempre à frente do tutor ou ao lado, porém jamais atrás do tutor, caracterizando maus tratos e desclassificação da dupla;
- Qualquer sinal de mal estar do cão, a prática deve ser interrompida. 

OBSERVAÇÃO: Teremos pontos de hidratação para os cães durante o percurso também.

IDADE MÍNIMA
Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da corrida com autorização por escrito pai, da mãe ou de responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade que será retido pela organização no momento da retirada do kit.
A idade mínima para atletas participarem de corridas de rua é a seguinte:
Prova com percurso de 6 km: 12 (doze) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova;
Prova com percurso de 12 e 21 km: 14 (catorze) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova.

INSCRIÇÃO INTRANSFERÍVEL
A inscrição na Trail Run Series Meia Maratona de Itu é individual e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação.
O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofrer, isentando qualquer responsabilidade da organização da corrida, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na corrida.

ALTERAÇÃO DE DISTÂNCIA
A solicitação de alteração da distância pode ser feita até 20 dias antes do evento através do e-mail fbresportes@gmail.com. A efetivação da mudança fica a critério da organização de acordo com disponibilidade de vagas remanescentes.

CANAL DE VENDAS E PREÇO
As inscrições somente serão realizadas pela Internet através do site www.fbresportes.com.br e poderão sofrer reajustes durante o período de inscrições de acordo com critérios definidos pela organização.

8.1 DESISTÊNCIA E REEMBOLSO DO VALOR DA INSCRIÇÃO
De acordo com o código de defesa do consumidor, o atleta tem o prazo de 7 (sete) dias corridos após a data da compra para solicitar o cancelamento e estorno do valor inscrição. O valor da inscrição não será devolvido depois dessa data.
A solicitação deve ser feita por um dos canais de atendimento da organização, via e-mail fbresportes@gmail.com.

8.2 ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão encerradas dez dias antes do evento podendo o prazo ser prorrogado devido à disponibilidade. Caso seja atingido o limite máximo de inscritos em determinado evento, as inscrições são encerradas imediatamente.

SOBRE ALTERAÇÕES GERAIS EM INSCRIÇÕES
A organização poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos, elevar os valores e aumentar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES
Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da corrida e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

ENTREGA DE KITS E CHIP DE CRONOMETRAGEM

RETIRADA DE KIT
LOCAL: Á definir.
HORÁRIO/DATA:
26 de Julho (SEXTA): das 14h às 18h00.
27 de Julho (SÁBADO): das 14h às 18h00.
28 de Julho (DOMINGO): das 06h às 07h00 (APENAS PARA PESSOAS QUE RESIDEM EM CIDADES FORA DE ITU/SALTO/INDAIATUBA E REGIÃO). 
O kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante a apresentação do protocolo de inscrição (impresso ou na tela do celular) e de um documento de identificação com foto.
A retirada de kit poderá ser efetivada por terceiros mediante a apresentação de um documento com foto (impresso ou na tela do celular) do atleta inscrito.
A atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulados pela organização ficará impedido de participar da corrida e perderá o direito ao kit. As datas e horários para retirada serão amplamente divulgados em canais de comunicação do evento, especialmente no site oficial www.fbresportes.com.br e fanpage FBR Esportes.

11.2 NÃO RETIRADA DO KIT
Não serão entregues kits após o período da retirada de kits, determinado previamente pela organização. Os kits não retirados não serão enviados aos corredores, sob nenhum motivo ou circunstância.

11.3 SOBRE OS KITS
Os kits da Trail Run Series Meia Maratona de Itu serão compostos por:
- 1 Camiseta
- 1 Par de meias 
- 1 Squeeze 
- 1 Medalha
- Número de peito
- Chip descartável
- Brinde dos patrocinadores
A medalha será entregue apenas para os corredores que completaram a corrida e que estiverem com o número de peito e chip do evento.
O kit será entregue somente para atleta inscrito, mediante apresentação do protocolo de retirada de kit, e de um documento original com foto.


13.4 NÚMERO DE PEITO E CHIP
A cada competidor será fornecido um número com chip que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da corrida, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem este artigo.
Atletas sem chip / número de peito poderão ser retirados pela organização do evento de espaços reservados exclusivamente aos corredores.

13.5 CONFERÊNCIA DO KIT
É obrigatória a conferência de todos os itens que compõe o kit, bem como o tamanho da camiseta, no momento da retirada. Em caso de item faltante, deverá ser informado de imediato ao funcionário da organização presente no local da retirada dos kits. O item faltante será entregue de imediato. Não serão aceitas reclamações ou alegações de itens faltantes após o momento da retirada do kit.

PARTICIPAÇÃO
14.1 HORÁRIO
Os atletas deverão chegar ao local de largada com no mínimo meia hora de antecedência do horário oficial de largada, momento quando serão dadas as instruções finais às corredoras.

14.2 NÚMERO DE PEITO
É obrigatório o uso do número do atleta no peito, sendo que qualquer mutilação do número implicará em sua desclassificação.
É expressamente proibida qualquer adulteração, produção de réplica ou uso inadequado do número de peito. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da corrida e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

14.3 A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
A participação do atleta na corrida é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da organização da corrida.

14.4 SOBRE O SUPORTE DE TERCEIROS
O acompanhamento de atletas por treinadores / assessoria, amigos, familiares, etc, com bicicleta e outros meios (pacing), resultarão na desclassificação do participante.

14.5 PONTOS DE HIDRATAÇÃO
Ao longo do percurso de 6 km, 12 km e 21 km da corrida e caminhada haverá postos de hidratação com água.
Observação: Para o circuito dos 21K haverão 4 pontos de hidratação, dessa forma, o atleta deverá ser autossuficiente no restante do percurso. 


A RESPEITO DA MONTAGEM DE TENDAS DE ASSESSORIAS / TREINADORES / ACADEMIAS
Poderá a organização indicar os locais para montagem de tendas de acordo com a disponibilidade de espaço na área da arena do evento, desde que não interfira no bom andamento do evento.
Em caso de necessidade técnica ou exigências públicas, a organização poderá solicitar o remanejamento das tendas ou mesmo sua remoção, solicitação esta que deve ser atendida imediatamente pelos responsáveis pela tenda em questão.
A responsabilidade pela publicidade ou exibição de marcas nas tendas é única e exclusiva das assessorias, treinadores, empresas ou clubes de corridas, eximindo a organização de qualquer responsabilidade.
Caso haja patrocínio de tendas conflitante com os patrocinadores do evento, poderá a organização solicitar que os responsáveis retirem de forma imediata sua(s) tenda(s).
As tendas não poderão ter sistema de som que interfira na sonorização do evento e a organização sugere que as mesmas não ultrapassem os 20 metros quadrados.
A organização não se responsabiliza pela tenda sejam danos causados a mesma ou objetos deixados no seu interior.

PREMIAÇÃO
A premiação da Trail Run Series Meia Maratona de Itu será assim distribuída:
Categoria CORRIDA 6 km:
Até o 3º (terceiro) colocado da GERAL masculino e feminino.
Até o 5º (quinto) colocado de cada categoria por idade masculino e feminino.

Categoria CORRIDA 12 km:
Até o 3º (terceiro) colocado da GERAL masculino e feminino.
Até o 5º (quinto) colocado de cada categoria por idade masculino e feminino

Categoria CORRIDA 21 km:
Até o 3º (terceiro) colocado da GERAL masculino e feminino.
Até o 5º (quinto) colocado de cada categoria por idade masculino e feminino.


Observação: Os atletas que forem premiados na GERAL, não serão premiados na sua respectiva categoria por idade. 

Não haverá premiação em dinheiro.
Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de “finisher”.
Não serão entregues medalhas para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da corrida.
OBS.: Os resultados que serão mostrados na TV da cronometragem são resultados PARCIAIS. A classificação DEFINITIVA passará por uma apuração e será divulgada apenas no momento da premiação. 
Os atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação, poderá perder o direito aos prêmios, conforme determinação da organização da corrida.
Os resultados oficiais da Trail Run Series Meia Maratona de Itu serão informados através do site oficial do evento www.fbresportes.com.br no prazo de 48 horas após o término da corrida.

INFORMAÇÕES GERAIS
Ao participar da Trail Run Series Meia Maratona de Itu, o atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Corrida, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedora de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na corrida, antes, durante e depois da mesma.
Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da corrida, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos mesmos, durante ou após a corrida.
O competidor é responsável pela decisão de participar da corrida, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.
Pode o diretor de prova, segundo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento.
Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da corrida que será garantida pelos órgãos competentes.
A organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico. No entanto, haverá para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância UTI para remoção. O atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta.
O ATLETA ou seu (sua) acompanhante responsável poderá se decidir por outro sistema de atendimento eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, desde a remoção / transferência até seu atendimento médico.
Não haverá reembolso por parte da organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os atletas/participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.
A segurança da corrida receberá apoio dos órgãos competentes e haverá sinalização dos espaços para a orientação das participantes.
É expressamente proibido pular a grade para entrar na pista no momento da largada. A atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da corrida. O descumprimento destas regras causará a desclassificação imediata da atleta.
A organização da Trail Run Series Meia Maratona de Itu poderá alterar data, percurso e local, ou até mesmo suspender a corrida por qualquer questão que ponha em risco a segurança, bem como atos públicos, vandalismo e / ou motivos de força maior.
Parágrafo único: Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente às despesas de viagem, transporte, hospedagem, alimentação e ou quaisquer outras despesas caso haja necessidade de alteração de data, percurso ou cancelamento da prova.
A organização da Trail Run Series Meia Maratona de Itu reserva-se o direito de incluir no evento atletas ou equipes especialmente convidadas.
Todas as participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral, cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para a Trail Run Series Meia Maratona de Itu, seus patrocinadores, apoiadores e a organização da corrida.
Qualquer reclamação sobre o resultado final da competição deverá ser feita, por escrito, em até duas horas após a divulgação do resultado oficial.
Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação. Para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à corrida, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data. Filmes e fotografias relativos à corrida têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita a aprovação dos organizadores da corrida por escrito.

SOBRE OS TERMOS DESTE REGULAMENTO
As dúvidas técnicas deverão ser enviadas via canais de comunicação disponibilizados pela organização, através do e-mail fbresportes@gmail.com, para que sejam registradas e respondidas.
A organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente.
As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.
Ao se inscrever nesta corrida, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.